quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sobre ser Jornalista...

  Sempre fui uma pessoa indecisa, então quando o assunto foi qual faculdade fazer não poderia ser diferente.
Desde os 5 anos queria ser veterinária, porém a faculdade é muito cara e eu simplesmente odeio estudar (fato que não escondo de ninguém) mas no meu 1 ano e meio de supletivo uma profissão veio em mente e na hora a achei perfeita pra mim: Jornalismo. Porque não fazer jornalismo? Afinal eu adoro escrever e viajar (resolvi que a parte que queria em jornalismo era a parte de escrever alguma coluna ou escrever críticas de filmes, shows e peças pra alguma revista ou jornal) acho que o fato de meu pai ter sido jornalista pesou muito nessa decisão de fazer ou não jornalismo.
Depois que finalmente decidi veio toda aquela história "ah mais jornalismo é um ramo difícil de conseguir emprego" essas palavras entravam por um ouvido e saiam pelo outro. Resolvi que se era isso mesmo que eu queria, então iria correr atrás disso.
Comecei a faculdade esse ano, sem ter a mínima noção do que esperar. Adorei algumas matérias, outras nem tanto, mas entendi que faz parte (afinal na vida nem tudo pode ser como gostamos) uma matéria em especial me fez questionar minha decisão, essa matéria é Filosofia Comunicação e Sociedade, toda vez que o professor entrava na sala e falava que na comunicação não existe verdade existe verossimilhança, e que não existe jornalismo imparcial eu me perguntava "o que diabos eu ainda to fazendo em Jornalismo?" a resposta dessa pergunta me veio assim numa brainstorm.
Eu nunca fui de seguir regras, nunca fui de fazer as coisas que me mandam sem questionar o porque, sempre fui de fazer as coisas do meu jeito, então cheguei a conclusão que estou em jornalismo para mudar isso, pra mudar a maneira de ser do jornalismo, pra mudar o que as pessoas pensam do jornalismo.
Por esse e por outros motivos, alguns amigos começaram a me chamar de Lois Lane. 
Nesse meu primeiro Dia do Jornalista, como futura jornalista, resolvi escrever esse texto. Não pra celebrar ou comemorar, pelo menos não só por isso, mas também parar lembrar do quanto o jornalismo é importante, e do quanto precisamos dele.
Sem o jornalismo não teríamos noção do que acontece mundo a fora, e nem mesmo do que acontece no nosso próprio país, ou estado ou cidade.
Então resumindo o jornalismo nas palavras e um grande jornalista: "Registrar diariamente os fragmentos daquilo que, um dia, poderá ser um capítulo da História. É um dos aspectos mais bonitos do jornalismo como profissão."
William Bonner
Quanto ao meu futuro como Jornalista, não tenho a intensão de ser uma jornalista famosa, claro que se isso acontecer não vou achar de todo ruim, mas prefiro ser reconhecida como alguém cujo o trabalho marcou e ajudou alguém, do que alguém que ganhou fama as custas de uma falsa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário